by Nhdesign

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Multiframe é uma empresa sediada no centro de Luanda. Somos uma empresa em expansão e actuamos no ramo da construção. Iniciamos a nossa actividade em 2010. Desde então temos reunido sinergias para melhor operarmos no mercado actual. A Multiframe orgulha-se de continuar a participar activamente no desenvolvimento de Angola.

A Multiframe especializou-se na execução de projectos de engenharia para o sistema Light Steel Framing, usualmente referido nas nossas páginas por LSF. Esta abreviatura designa um sistema construtivo em que o aço é o principal material da estrutura do edifício. Visto que as peças usadas são fabricadas a partir da moldagem de chapa de aço galvanizado com baixa espessura, tanto os perfis como as vigas usadas possuem baixo peso. Daí a designação Light Steel Framing, ou seja, Estruturas Leves em Aço.

O sistema construtivo steel framing tem como conceito básico o emprego de componentes industrializados na construção civil , aliado a uma metodologia executiva desses componentes que promovem um controle do processo do produto final mais apurado, gerando dessa forma mais segurança e menor risco de desvios nos procedimentos tanto a nível de materiais, bem como aos serviços envolvidos durante as etapas da construção.

SOLUÇÕES INOVADORAS PARA A CONSTRUÇÃO EM ANGOLA

Num País marcado pela contrastante realidade das diferentes províncias, o Light Steel Frame é, com certeza absoluta, a resposta ideal para a construção e reconstrução de vilas e aldeias devastadas pelas chuvas, ou para a eliminação de guetos e musseques existentes nas zonas metropolitanas.

O modelo é totalmente industrializado,ao projectar uma casa de 50 m², por exemplo, o arquitecto terá em mãos a projecção correcta da totalidade dos materiais a serem utilizados, bem como o planeamento da obra, incluindo a carga horária de trabalho para cada fase de execução da obra.

A cada dólar investido em saneamento básico, por exemplo, economiza-se 4 dólares em saúde. Com a implantação de projectos habitacionais haverá a reordenação do espaço urbano, permitindo melhor qualidade de vida. O sistema Light Steel Frame (LSF) é uma alternativa construtiva eficiente, rápida e ambientalmente sustentável. O Light Steel Frame é um modelo tecnológico que regista crescimento, mas a um ritmo lento e sem os ne cessários incentivos governamentais, para se tornar num dos principais aliados no combate ao déficit habitacional.

CONSTRUÇÃO RESIDENCIAL E COMERCIAL

Na iniciativa privada, tem sido crescente o aumento da participação do Light Steel Frame em construções de edi-fícios habitacionais e comerciais. Condomínios de médio e alto padrão tem sido edificados com este modelo tecnológico. O sistema Light Steel Frame foi sendo aperfeiçoado ao longo dos últimos 100 anos e transformou-se num sistema construtivo muito eficiente e, é de realçar o facto de representar uma alternativa inteligente. Esta alternativa resulta na construção de uma casa com grande durabilidade e excelente potencial de reaproveitamento de materiais.

A construção é feita por módulos, atendendo a um mecanismo de encaixe de materiais sem margem de erros por causa das medições precisas. Quando o construtor estima a entrega de um imóvel de 50 m2 em apenas 10 dias por exemplo, ele irá cumprir o prazo sem margem de erro, a partir dos prazos necessários para as aprovações legais da planta e dos serviços de fundação.

O déficit habitacional, segundo algumas fontes, é da ordem de 3 milhões de moradias. Tal facto, aliado a condições precárias de saneamento básico, higiene e até de dignidade, acarreta sérios prejuízos à saúde da população e aos cofres públicos. Com menos paredes estruturais, qualquer alteração que se pretenda torna-se muito fácil pois permite mais flexibilidade no projecto. Os interiores de uma residencia habitacional em Steel Framing existe a flexibilidade da tecnologia em criar espaços abertos.

O facto de se usarem materiais leves, em contraste com o peso do betão, poderá levar muitos a duvidar imediatamente da resistência deste tipo de construções. No entanto, essa ideia poderá ser enganadora, devido aos seguintes argumentos:
1. A resistência da estrutura é assegurada pelo metal. Neste sentido uma casa no sistema Light Steel Frame não difere de qualquer outra casa de alvenaria.
2. A resistência estrutural de qualquer casa vulgar é assegurada pelo uso de varas de ferro embutidas em pilares e lintéis de cimento.